26 outubro 2015

Cidadania Italiana - Parte III - Documentos necessários

Quando se fala em reconhecimento da cidadania italiana, o primeiro passo é se certificar se você tem direito a cidadania, pesquisando sobre a sua descendência, como falei no post anterior (veja aqui). Acho que por um pouco de sorte, há muitos anos atrás, eu pesquisei no nosso querido amigo Google: árvore genealógica família Baldissera e como que em um passe de mágica achei a minha árvore genealógica pronta no site da família (que eu nem sabia que existia.... kkkk). Na época não tinha intenção de usar, mas mesmo assim decidi guardar e apesar de não ter todas as informações e algumas estarem incorretas me ajudou muito. Já o Lu, teve a sorte de ter um parente que já havia conseguido a cidadania e então passou várias informações importantes.
Quem não tem informações sobre seus antepassados é legal começar montando uma árvore genealógica, isso você consegue conversando com as pessoas mais velhas da sua família. Tendo essa árvore feita você estará organizado e com muitas informações em mãos para buscas as certidões. Se mesmo assim, você não conseguir descobrir tudo, não tem problema, pois a medida que você consegue as certidões você vai preenchendo o que falta.
E como se faz a busca nos cartórios? Bom, esse é um processo que vai variar muito com cada cartório. Mas basicamente, você sabendo em qual cidade provavelmente estão as certidões dos seus antepassados já é um bom caminho andado. Faça busca pelos cartórios no Google e com o número de telefone em mãos ligue diretamente para o cartório para pedir as informações, pois durante as nossas buscas cruzamos com várias burocracias diferentes. Alguns cartórios cobram pela busca, outros não, alguns exigem que o pedido seja feito por carta, porém a grande maioria aceita pedidos por email (o que facilita muito a nossa vida). O valor do serviço também varia de cartório para cartório (vou fazer um post especifico sobre os custos).
E quais certidões que eu preciso? Você vai precisar da certidão de nascimento, casamento e óbito de todos os seus familiares que fazem parte da linha de transmissão. Para ficar mais claro, utilizo meu caso como exemplo: quem veio da Itália foi meu bisavô. Então vamos lá: Bisavô Italiano (já crie como hábito chamar de antenato italiano) - nasceu na Itália, casou e faleceu no Brasil. Certidões necessárias:
... Certidão de nascimento (estratto dell'atto di nascita) ou certidão de batismo - Itália
... Certidão de casamento - Brasil
... Certidão de óbito - Brasil
... Certidão negativa de naturalização (falarei mais em outro post).

Avô (filho do antenato italiano) - Nasceu, casou e faleceu no Brasil. Certidões necessárias:
... Certidão de nascimento - Brasil
... Certidão de casamento - Brasil
... Certidão de óbito - Brasil

Pai (neto do antenato italiano) - Nasceu, casou e se separou no Brasil. Nota-se que meu pai e minha mãe não são casados legalmente.
... Certidão de nascimento - Brasil
... Certidão de casamento - Brasil
... Certidão de separação - Brasil

Eu (bisneta do antenado italiano) - Nascida no Brasil.
... Certidão de nascimento.
... Escritura pública de reconhecimento de maternidade (por meus pais não serem casados e por somete meu pai aparecer como declarante na minha certidão de nascimento é necessário que minha mãe faça uma escritura pública de reconhecimento de maternidade (Falarei mais a respeito em um outro post).

No total, para mim são doze certidões. Lembre-se que todas devem estar em Inteiro Teor (certifique-se que esteja escrito isso nas certidões, alguns consulados podem complicar).
É importante lembrar que você não precisa necessariamente ter o sobrenome italiano em seu nome completo pois o direito da cidadania é passado pelo sangue.
Conseguir e organizar todos esses documentos é só o primeiro passo de uma longa caminhada.
Até o próximo!

0 comentários:

Gostou do artigo? Comente e opine, esse espaço é seu!
Seu comentário será sempre bem vindo!
Caso deseje fazer uma sugestão de artigo ou contato por email utilize o formulário de contato Formulário de Contato
Espero que tenha gostado do blog e muito obrigada!