27 março 2016

Cidadania Italiana – Parte XVII – Primeira semana na Itália

A questão do fuso horário mexeu bastante com nós, estava sendo difícil levantar antes das 11h30min, eu gosto de dormir mas meu máximo de ficar na cama é até às 9 e pouco da manhã, porém o problema que com 4 horas na frente em relação ao Brasil sempre estávamos indo dormir pelas 2 horas da manhã (22h00min no horário brasileiro), ao meio dia estávamos ainda tomando o café da manhã e o almoço acabava rolando na hora da janta (hehehe). Decidimos então nos planejar e ir dormir mais cedo para levantar mais cedo, mas ainda hoje estamos com problemas para almoçar ao meio dia, mas aos poucos, vamos nos ajeitando...
Aqui, nessa época do ano não se tem muito o que fazer, estamos ao lado de um lago e um monte de casas vazias, no condomínio em que estamos só tem nós. A Fran e sua irmã saem quase todos os dias para caminhar, visitar uma igreja, alguma ruína ou casa antiga, eu sou mais de ficar por casa, apreciando meu chimarrão e falando com uns amigos... confesso que já estou sentindo saudades de todos.
Bom, mas agora vamos falar do que interessa, sobre nosso processo da cidadania italiana.... Então vamos lá.... Não temos muito o que contar, nada de novo e interessante em relação ao processo da cidadania.... A única informação que obtivemos essa semana foi que daríamos entrada no processo no comune de Salò, pois seria um comune tranquilo e que trabalha rápido, mas teríamos que esperar mais algumas respostas, agora da proprietária da casa para ver se poderíamos fixar residência ali e mais uma vez ficamos esperando.

Então vamos falar de coisas banais mesmo...
No final dessa primeira semana, uma funcionária da assessora veio nos buscar para irmos ao mercado fazer compras novamente. Ficar o dia inteiro em casa, sem fazer nada a gente acaba pensando só em comer e como tudo é muito barato aqui, dá gosto de ir no mercado, perdemos aquele medinho de gastar muito, diferente do Brasil. Nessa segunda compra, além de ir no LIDL fomos também ao Euro Spin, por indicação da moça que estava nos levando. Segundo ela, teria mais variedades e o preço se equipara ao do LIDL. Então fomos e comprovamos o que ela disse (menos em relação ao refrigerante e o tomate... rsrsrs) e acabamos gastando a mesma coisa que na primeira semana, 88,33 euros entre os dois mercados.

Eu particularmente achei que compramos mais coisas e dessa vez, já fizemos compras considerando uma pessoa a mais na casa. Sim, isso mesmo... Chegamos na segunda novidade da semana, talvez seja mais empolgante do que a primeira - em relação a esperar de novo respostas - teremos mais uma inquilina na casa! Não, a nossa assessora não engrupiu nós e colocou mais alguém aqui para economizar o aluguel (hehehe).
Uma amiga nossa, a Bruna, (a Fran conhece ela há 11 anos) estava pela Europa e Ásia, fazendo uma mega trip quando resolveu aproveitar nossa companhia para dar entrada em seu processo de reconhecimento da cidadania italiana. Acabamos indicando nossa assessoria, ela entrou em contato e conseguiu o mesmo preço que tinha sido feito para nós. A Bru chegou dia 08/03 após uma longa viagem e acabou ficando com o sofá cama (rsrsr), mas não dá para reclamar, vai ser quase uma suíte, com sacada e banheiro (rsrsr), e brincadeiras à parte, está sendo ótimo ter mais uma companhia, deu uma boa animada no pessoal da casa...

Na sexta-feira antes da Bruna chegar, passamos por um perrengue. A calefação resolveu pifar, já não funcionava muito bem, tentamos dar uma melhorada, mas daí se foi o boi com as cordas. Ficamos sexta-feira à noite e sábado o dia todo sem calefação. No domingo de manhã, o proprietário da casa mandou um técnico para olhar e graças a Deus ele conseguiu fazer funcionar, mas mesmo assim teve que retornar na segunda-feira para terminar o conserto.
E após uma semana de espera de notícias sobre a cidadania eu já estava perdendo a paciência, sim, isso mesmo, o dia inteiro sem fazer nada, o dia demora a passar e comecei a perder a paciência, como todos sabem, não estou a passeio e nem de férias, o quanto antes for resolvido tudo isso, melhor. Desde então começamos a ficar no pé da nossa assessora e aí na semana seguinte a “coisa” meio que começou a andar... ou não....

Ficarei por aqui pessoal....